segunda-feira, 18 de junho de 2012

Na Estante: Meus Textículos



Um livro sobre todos e sobretudo, sobre nenhum de nós. 
Meus Textículos é o segundo livro de Eduardo Ferreira Moura. Trata-se 
da reunião de cinqüenta contos curtos (textículos), escritos ao longo de um 
ano, selecionados a partir de uma temática cotidiana. Os contos se 
articulam de forma a compor uma narrativa nada convencional, 
relativizando as linhas do tempo e as curvas do espaço, que estão 
insubordinadas às histórias. Cabe ao leitor determinar o início, o meio e o 
fim do livro e dos textos que o compõem.  Bem como  cabe ao leitor 
determinar a ordem das histórias apresentadas e até a construção dos 
personagens, que é muito pouco descritiva. Todo o livro é narrado em 
primeira pessoa, pelo mesmo personagem, desvelando  um alter ego que 
em momento nenhum se apresenta, jamais sendo designado por um 
substantivo próprio. Esse alter ego sem nome e, muitas vezes, sem moral é 
a alma do livro, que acaba se comportando como um romance disfarçado, 
uma biografia fictícia em cinqüenta micro-capítulos. Trata-se de um 
romance sobre ninguém e, ao mesmo tempo, sobre todos nós. 
Trecho do primeiro textículo: 


01 - Medicina 

Nasci com apenas um testículo. Mas ele funciona, de maneira que nunca 
soube por que a maioria de nós possui dois deles. Acho que é pela mesma 
lógica de existência do paraquedas reserva, ou da cápsula de veneno que os 
nazistas levavam consigo. Hitler, aliás, também tinha apenas um testículo, 
contou-me o doutor. Acho que com o propósito de me  consolar. Desde a 
infância tive problemas para diferenciar doutores de idiotas e até hoje me 
confundo, às vezes. 
Testículos, se é que alguém não sabe, são as bolas dentro do saco. Ter 
nascido com apenas um deles afasta qualquer traço de biografia do título 
dessa obra (Meus Textículos). Além disso, me leva a crer que alguém, mais 
ou menos da mesma idade que eu, está perdido nesse planeta enorme com 
suas três bolas entre as pernas. Ao menos o camarada pode fazer um 
dinheirinho na TV, se quiser.

Sobre o autor

Eduardo Ferreira Moura nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de 
Abril de 1989. Antes de se dedicar às letras, tentou encontrar seus 
caminhos da Física e na Psicologia, mas não concluiu nenhuma das 
graduações. Ainda.  Começou a escrever há dez anos, inicialmente em um 
blog pessoal. No entanto, os textos ganharam corpo e através da Internet 
Eduardo publicou textos no site da Revista Playboy, no site musical Rock in 
Sampa, no esportivo Rivais do Rio. Escreveu roteiros para os vídeos de 
culinária do site Ovo Frito e teve crônicas publicadas nos suplementos de 
literatura de Podler e O Linkador.  
Em 2011 seu talento foi reconhecido pela Editora Multifoco e Eduardo 
publicou seu primeiro romance, Esposa Perfeita, que atualmente está 
esgotado. Agora em 2012, sua escrita amadureceu a ponto de procurar 
formatos narrativos menos lineares com o livro Meus Textículos. 
Atualmente, além de publicar em seu blog pessoal, que continua sendo 
a primeira moradia da maioria dos seus textos, Eduardo escreve para as 
Revistas IN (de papel), Obvious e Letras et Cetera (eletrônicas). 


CONTATO COM O AUTOR: 
Eduardo Ferreira Moura 
lbreduardo@gmail.com
CONTATO COM A EDITORA: 
Frodo Oliveira 
anthology@editoramultifoco.com.br 
PEDIDOS DO LIVRO: 
Sueli Pinho 
Tel.: (21) 2507-1911
vendas@editoramultifoco.com.br 






0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More