segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista com Carolina Rieger Masseti










Como vocês sabem, a Carolina foi a vencedora de nosso primeiro concurso literário de verão, com o texto A Matemática do Assalariado. Então vamos a entrevista.


1 - Olá Carolina, é um prazer entrevistar você aqui no blog vamos a entrevista.

O prazer é meu.

2 - O que você achou da ideia do concurso aqui do blog?

Achei interessante. De certo modo, incentivou a leitura de textos mais longos, mais elaborados que, em geral, estão fora do padrão dos textos da internet que são postados em fragmentos ou em versões reduzidas. Além disso, pelo fato do tema ter sido condensado em uma palavra, produziu um terreno fértil para o nascimento de textos dos mais variados gêneros com as mais diversas perspectivas do "verão".

3 - A quanto tempo você escreve e por que você iniciou a escrever?

Nossa! Escrevo desde pequena. Dia desses encontrei um livreto escrito e ilustrado por mim aos seis anos. Quando criança, escrevia os filmes que assistia, às vezes fazia as duas coisas concomitantemente. Aos treze passei a fazer poesias, creio que minhas nascentes paixões foram influências cruciais para isso, paixão pela música, pelo rock'n roll e pelo meu primeiro namorado. Com intervalos maiores ou menores, desde então eu escrevo. Escrever é quase um exorcismo, preciso materializar aquilo que me povoa, a sucessão de imagens e emoções que irrompem, senão fico engasgada.

4 - Pandora Abriu sua Caixa, um nome diferente para um blog. De onde você tirou este nome?

Do fascínio pela mitologia grega e pelos arquétipos do feminino. Sou uma mulher fazendo poesia, fazendo literatura, e na história, a mulher que fala ou que age, sempre foi tida por subversiva, autora de males, feiticeira. Pandora, Lilith ou Eva, elas exercem uma função no imaginário, e através de tais símbolos entrevemos o machismo, os mecanismos de controle da mulher. Então resolvi me autodenominar Pandora, para poupar os outros desse trabalho (rsrs).

5 - O seu texto surgiu especialmente para o concurso ou você já o havia escrito?

Já existia, mas foi adaptado para o concurso.

6 - Acho que muitos brasileiros se identificaram com seu texto, o que você tem a dizer sobre isso?

Inevitável, mas também lamentável! Também me identifiquei com ele, estou nele... A maioria está nele.

7 - Mudando um pouco o rumo das coisas, todos sabem que a internet é meio de comunicação incrível, em questão de poucos segundos as pessoas sabem o que está acontecendo do outro lado do mundo, porém tem lá seus problemas e um dos que mais incomodam a nós blogueiros é o plágio, você já sofreu plágio em algum de seus textos? Se sim, diga-nos como foi, e senão de sua opinião sobre o caso.

Que eu saiba não. Confesso que estou adquirindo o hábito de escrever na internet e para a internet, meu blog é de Fevereiro desse ano, acho que isso, de certo modo, me resguardou. Tenho costumes ancestrais, como manuscrever os textos (rs). Mas, pelo que estudei, a proteção contra o plágio no Brasil é muito frágil, e isso é inaceitável. Se eu sofresse me sentiria violentada, o texto é uma criação, é visceral, não pode ser arrancado de seu autor.

8 - Vamos ao jogo rápido, eu faço um pergunta e você tenta ser o mais objetiva possível ok?

8.1 Um livro?

A crucificação encarnada.

8.2 Uma Música?

Sexy Sadie.

8.3 Um Escritor?

Henry Miller.

8.4 Uma frase que você sempre carrega?

Tente outra vez!

8.5 O lugar perfeito?

De frente para o mar.

8.6 Um sonho?

Viver de literatura numa casa de frente para o mar.

9 - Se pudesse voltar no tempo a qual dia você gostaria de voltar?

Ao dia do nascimento do meu filho. O dia da plenitude.

Obrigado pela entrevista Carol!
 
Obrigada!




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More